Muito nublado

Quinta | 23 Novembro

28C

29

22

A não perder < voltar

Fogo Coffee Fest homenageia Félix Andrade

Evento decorre de 7 a 9 de abril.

07/04/2017 | Fonte: www.sapo.cv | SAPO c/ Inforpress

A quarta edição do festival do café “Fogo Coffee Fest”, que decorre entre hoje e domingo, homenageia Félix Andrade, pelo seu trabalho de divulgação do café, produto mais emblemático do município dos Mosteiros e da ilha do Fogo.

Félix Andrade, originário dos Mosteiros e falecido no ano passado, aos 40 anos, era formado em Estudos Cinematográficos, pela Universidade de Middlesex (Londres) e em 2014 teve de interromper a sua tese de mestrado na Universidade de Maastricht (Holanda), por razões de saúde que ditaram a sua morte no ano passado.

No seu canal do Vimeo, Félix Andrade define-se como um artista multifacetado, “que começou a fazer experiências com imagens em uma idade precoce”, sendo que a sua paixão pela arte levou-o a estudar a linguagem do cinema, e obter um diploma em Estudos Cinematográficos na Universidade de Middlesex.

Trabalhou em vários projetos, desde filmes experimentais, curtas e longas-metragens etnográficos, a vídeos de música, eventos corporativos, entrevistas e comerciais de televisão, sendo um dos seus trabalhos mais conhecidos pelo público cabo-verdiano é o documentário “Djarfogo Coffee Spirit” (“O Espírito do Café do Fogo”).

Este é um filme etnográfico sobre a cultura de plantação de café no Fogo, onde explora a história de origem do café da ilha, a sua conexão entre a população rural e urbana, bem como a sua contribuição económica e da comunidade para a renovação da região.

O documentário foi apresentado em festivais internacionais, como o festival de cinema americano-cabo-verdiano, em Washington DC (2014), nos Estados Unidos, e foi exibido no Luxemburgo e em Cabo Verde. Félix Andrade deixou também trabalhos no domínio da música, nomeadamente na produção de vídeo-clip.

A homenagem está agendada para sábado, no quadro da programação da quarta edição do festival do Café, na presença do pai e familiares do homenageado e de outros convidados e será exibido o documentário “Djarfogo Coffee Spirit”, produzido por Félix Andrade.

O festival do café é realizado anualmente pela Câmara Municipal dos Mosteiros, com o apoio das Câmaras Municipais de Santa Catarina e de São Filipe e este ano contra com o patrocínio do grupo CV Telecom.

Comentários