Céu limpo com poucas nuvens

Sexta | 20 Setembro

28C

30

20

A não perder < voltar

Nhô São Filipe: Festa "bedjo" na Fogo

Uma das festas mais rijas de todo Cabo Verde.

26/04/2011 | Fonte: Por Casa das Bandeiras

Foto: Hilda Teófilo

É uma mais conhecidas festas populares no arquipélago - Nhô São Filipe no Fogo, tem lugar entre 25 de Abril e 1 de Maio.

Por esta altura já estão quase esgotados todos os voos para São Filipe, porque faltar é perder uma das festas mais rijas de todo Cabo Verde.

Os imigrantes naturais da ilha residentes nos EUA chegam até antes da semana das festas só para ajudar nos preparativos.

Apesar do aumento, já estão quase esgotados todos os voos para São Filipe deste ano. Resta a alternativa da via marítima que também está a ter muita procura. O alojamento é outro calcanhar de Aquiles da festa - a falta do mesmo fez com que a Câmara Municipal não convidasse qualquer membro do governo para participar nas festividades. Já garantiram a sua presença no certame, o Presidente da República, Pedro Pires, e o candidato às presidenciais, Aristides Lima.

Entre 27 de Abril e 1 de Maio acontecem no Fogo os seguintes rituais que compõem as festas de Nhô São Filipe: Pilão, Matança, Canisade, Mastro, juramento da Bandeira, missa e procissão, bandeira da praia, cavalhadas e enterro da bandeira.

Este ano as festas do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe estão orçadas em mais de 10 mil contos, suportados pela Câmara Municipal com a comparticipação da sociedade civil.

Presídio: Splash, Vanessa Camargo e Gil Semedo marcam presença

Como já é habitual, este ano também há muita música no Presídio entre os dias 27 de Abril a 1 de Maio. As entradas no Presídio são gratuitas nos dias 27, 28 Abril e 1 de Maio são grátis. No primeiro dia domina a música local, no dia 28 sobe ao palco projecto Verão juntamente com a banda Sumara e o grupo alemão Anything Else.

No dia 29 de Abril, um dos mais aguardados, actuam Splash, a brasileira Vanessa Camargo e Cabo Verde Show. A noite de 30 de Abril, ponto alto das festas, vai ser animado por Gil Semedo e Zeca Nha Reinalda, bem como pelo grupo italiano "Acquário Drum".

O grupo masculino "Rapaz 100 Juiz" fecha a noite no dia de Nhô São Filipe.

As corridas de cavalos

A primeira fase da eliminatória dos 20 cavalos que, este ano, participam nas tradicionais corridas de cavalos do 1º de Maio, tem início, nesta segunda-feira, dia 25 de Abril, com os cavalos das ilhas e, na quarta-feira, será com os do Fogo.

A fase final da corrida de cavalos conta com um total de seis cavalos e será realizado um total de cinco corridas.

Os cavalos serão agrupados mediante sorteio, em três séries de dois cavalos. Depois, os segundos classificados de cada série disputam o terceiro, quarto e quinto lugares e os três primeiros de cada série disputam entre si o primeiro, segundo e terceiro prémios.

Sobre o evento: "A Festa de Nhô São Filipe constitui uma das maiores manifestações festivas do arquipélago, com grande expressão no turismo interno e na diáspora, mobilizando um grande fluxo de turistas provenientes da diáspora e das vizinhas ilhas ..." Casa das Bandeiras

 

Contactos

Morada
São Filipe - Ilha do Fogo

Contactos

Comentários