Céu limpo com poucas nuvens

Terça | 12 Dezembro

26C

27

20

A não perder < voltar

O que os hóteis não lhe contam

Saiba qual é o o objecto "mais sujo" dos quartos dos hóteis

01/10/2014 | Fonte: www.sapo.cv

Para quem está longe de casa, um hotel pode ser aquilo que mais se aproxima de lar, pois mesmo os lugares mais luxuosos do mundo podem ser menos menos higiénicos, privados ou seguros que a sua casa.

A BBC colocou três questões fundamentais que os viajantes devem ter conhecimento: O que está a ser constantemente limpo? E o que é negligenciado? O que devemos sempre evitar?

Neste sentido e a com a ajuda do site de perguntas e respostas Quora, a BBC conversou com especialistas do ramo hoteleiro, que responderam à pergunta: "Quais são as coisas que não sabemos sobre os quartos de hotéis?"

No que toca à privacidade, higiene e segurança, a BBC obteve respostas surpreendentes e, por vezes, assustadores de alguns empreendedores e especialistas que inclusive revelaram qual é o objecto "mais sujo" dos quartos de hóteis.
 
Atenção ao olho mágico

Michael Forrest Jones, director do Beechmont Hotels, em Winston-Salem, no Estado americano da Carolina do Norte, aconselha os vianjantes a verificar o olho mágico da porta, isto é, a fechadura.

O director explica que em caso de dano ou manipulação, o cliente deve pedir um quarto diferente. Conforme a BBC, o "olho mágico" deve sempre dar uma visão nítida e sem obstáculos. Se for pouco nítido em qualquer aspecto – turvo ou com alguma mancha – indica que pode estar comprometido.

A fechadura pode ser manipulada para incluir uma câmara ou para funcionar ao contrário: permitir que a pessoa de fora observe o está dentro.

O director recomenda que cole um papel no lado de dentro do quarto, em frente à fechadura para impedir a visão. Se alguém bater à porta do seu quarto e não for possível vê-la pelo olho mágico, não abra. Ligue para a recepção.

Evite a cafeteira e os copos

Vários especialistas do Quora aconselham aos clientes a tomar o café numa padaria e a evitar que as cafeteiras e chaleiras eléctricas do quarto de hotel.

Para o ex-director de hóteis de Chicago, o Estado americano de Illinois, Ken Lim, o objecto mais suspeito no quarto é a cafeteira.

"Sim, tudo parece muito limpo, mas sabe se lá o que os hóspedes anteriores fizeram por aqui. Pense vémito, beatas de cigarro.", explica.

Os copos do lavatório são também suspeitos, segundo Cooper Woods, um viajante experiente. "Estes copos da casa de banho não tão limpos quanto você pensa.", revela. No melhor dos casos, (os funcionários do hotel) dão uma espanada neles com um pano, ou simplesmente enxaguam com a água da sanita."

Woods recomenda que os próprios hóspedes limpem os copos e chávenas com detergente.

Chão da casa-de-banho, será o lugar mais limpo?

Devido aos percevejos, os melhores lugares para as malas e bagagens em geral são os banheiros. Evite aquelas esteiras de madeira especiais para malas nos quartos.

"Depois de verificar se o chão do banheiro parece limpo, abra a sua mala ali. É realmente mais seguro, pois percevejos amam a madeira", diz Jones.

Móveis e esteiras de metal também são boas alternativas, já que os percevejos não conseguem sobreviver lá.

Então qual será o objecto mais sujo do quarto?

"O objecto mais sujo em qualquer quarto de hotel provavelmente é o controlo remoto da televisão", diz William Payne, outro viajante experiente, do Texas. "Ele foi manipulado por inúmeras pessoas, e quase nunca é limpado pelos funcionários do hotel."

O interruptor do abajour é também apontado como outro dos mais sujos. Neste caso, limpe com um pano antes de mexer nso objectos.

Relaxe (ou tente) apesar de tudo


Com fechaduras manipuladas, percevejos e comandos infestados de bactérias, não é à toa que
 os quartos de hotel são lugares preocupantes. No entanto, actualmente, as pessoas estão a exigir padrões mais elevados de higiene.

A cadeia Best Western usa tecnologia ultravioleta para matar bactérias e germes. Eles também introduziram o uso de comandos a prova d'água, que podem ser limpados mais facilmente.

Não quer ficar à mercê dos funcionários de limpeza do hotel? Então viaje com paninhos com bactericida. Quem quiser pode ainda comprar um monitor de higiene, que identifica bactérias em objectos como lençois e telefones.

Errata: a imagem anteriormente utilizada neste artigo era meramente ilustrativa, não tendo o hotel em questão uma ligação directa com o que é retratado no texto.

Comentários