Céu limpo com poucas nuvens

Terça | 22 Outubro

28C

30

20

A não perder < voltar

Porto Novo: Ferro Gaita nas festividades de Santo André

Programa das atividades começou na sexta-feira.

27/11/2016 | Fonte: www.sapo.cv | SAPO c/ Inforpress

 A banda musical Ferro Gaita, de Santiago, vai abrilhantar as festividades de Santo André, no concelho do Porto Novo, Santo Antão, com uma atuação no dia 29 de Novembro, em Ribeira da Cruz, palco das festividades.

Além da atuação do Ferro Gaita, as festa de Santo André, cuja programa das atividades se iniciou esta sexta-feira, estão a ser marcadas ainda por vários eventos, de entre os quais se destacam um fórum sobre o desenvolvimento rural de Santo Antão, aberto, este domingo, pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos.

Atividades religiosas, com destaque para a procissão e missa em honra ao santo padroeiro, atletismo, o campeonato de Santo André, que voltou a ser conquistado pela equipa de Chã de Norte, e corrida de cavalos marcam ainda as festividades do Santo André, em Ribeira da Cruz.

A freguesia de Santo André, com 118 quilómetros de extensão e com cerca de 3.500 habitantes reivindica, desde de 2006, o estatuto de concelho. Os habitantes dessa freguesia prometem não desistir de ter um concelho com o nome Santo André, localidade que já dispõe de um posto de saúde, rede de água, telefones domiciliários, rede móvel.

A agricultura constitui a principal atividade económica desta freguesia, que dispõe de importantes vales agrícolas, de entre os quais se destacam Ribeira da Cruz, Alto Mira, Martiene e Chã de Branquinho.

As principais preocupações da população prendem-se com o desemprego, que afeta sobretudo mulheres chefes de famílias, com melhorias de habitação, com o saneamento básico (falta de casas de banho) e com falta de equipamento desportivos. Ribeira da Cruz, sede da freguesia, tem vindo a ser alvo de um programa de requalificação, cujas obras estão interrompidas desde Agosto último, por alegadas dificuldades no financiamento.

A nível desportivo, o edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, já prometeu concluir, até Junho de 2017, o polivalente local, cujas obras estão suspensas há vários anos.

Comentários