Céu limpo com poucas nuvens

Sexta | 19 Janeiro

25C

25

19

Curiosidades < voltar

Museu da Baleação dos EUA abre exposições permanentes em Cabo Verde

As expos vão ficar em São Vicente e São Nicolau.

18/01/2016 | Fonte: www.sapo.cv | SAPO c/ Lusa

O Museu da Baleação de New Bedford, nos Estados Unidos, abre em Fevereiro duas exposições permanentes nas ilhas de Cabo Verde, como resultado de uma parceria entre o museu e o arquipélago.

"Estamos muito entusiasmados. Depois de muito trabalho, podemos anunciar uma grande iniciativa estratégica para abrir um museu em Cabo Verde, em parceria com a Cidade de New Bedford e amigos em Cabo Verde", disse James Russell, presidente do museu.

As novas exposições serão inauguradas nos próximos dias 6 e 7 de Fevereiro, no Museu do Mar em São Vicente e no Museu das Pescas em São Nicolau.

Os dois museus vão acolher cerca de 50 artefactos, entre os quais mapas, modelos de barcos e instrumentos ligados à caça da baleia, doados pela instituição norte-americana e ainda uns grandes painéis sobre a relação das duas regiões.

A história da baleacão dos Estados Unidos, sobretudo de Massachusetts, está ligada a Cabo Verde desde o século XIX, quando muitos destes ilhéus integravam as tripulações das baleeiras norte-americanas e acabavam por se estabelecer no país.

No anúncio da parceria, o presidente da câmara Municipal de New Bedford, Jon Mitchell, reconheceu esta história.

"New Bedford também é uma cidade cabo-verdiana, e orgulha-se disso. A comunidade cabo-verdiana tem contribuído profundamente, tornando esta comunidade muito mais interessante e mais forte", disse o autarca.
Mitchell acredita que a parceria pode "fortalecer a identidade de ambas as localidades" e tornar-se "uma porta para se estabelecer parcerias mais profundas".

A abertura destas exposições é o primeiro resultado visível de um protocolo assinado entre o Ministério da Cultura cabo-verdiano, o museu e a Cidade de New Bedford em 2014, durante a visita do navio Charles W. Morgan à cidade.

Comentários