Pouco nublado

Segunda | 24 Setembro

25C

29

24

Descubra o País < voltar

Alice Santos, coladeira de “San Jon” a preservar a tradição desde 2005

Desde pequena participa nas festas de São João.

21/06/2018 | Fonte: www.sapo.cv | SAPO c/ Inforpress

Inforpress

Alice Santos, residente em Ribeira das Patas, interior do Porto Novo, é uma das “coladeiras de San Jon” neste concelho que, este ano, são homenageadas pela edilidade portonovense pelo seu “grande contributo” na preservação desta manifestação popular.

Aliás, as festividades de São João (San Jon) deste ano são dedicadas às coladeiras, um gesto que Alice Santos, 63 anos, há quase uma década e meia a colar São João, considera justo, por destacar aqueles que sempre lutaram pela preservação destas festas, sobretudo dos aspectos típicos que a caracterizam.

O “colá sanjon” é um desses aspectos que tem de ser preservado, segundo esta coladeira, que aconselha os mais novos a aprenderem esta tradição para que tenha continuidade ao longo dos tempos.

“Eu, por exemplo, daqui a nada não vou poder mais colar por causa da idade. Por isso, os mais novos devem se interessar por aprender esta tradição, porque São João sem coladeiras, mas também sem tamboreiros não existe”, notou Alice Santos, que pertence a uma família ligada sempre às festas do santo padroeiro.

“Desde menininha, eu participo nas festas de São João. Sou de uma família muito ligada a este santo. Aliás, como quase toda a gente em Ribeira das Patas”, sublinhou.

Seu marido, José Lauriana, foi um exímio tocador de tambor, teve que deixar de tocar por causa da doença, segundo esta coladeira de São João, que também tem acompanhado, todos os anos, no dia 23 de Junho, a imagem do santo na peregrinação entre Ribeira das Patas e cidade do Porto Novo.

“Faço questão de acompanhar o senhor São João para Porto Novo e durante a peregrinação fartamos de colar, ao som do toca tambor”, sublinhou Alice Santos, que já teve, igualmente, de carregar a imagem do santo para pagar uma promessa.

A Câmara Municipal do Porto Novo dedicou as festas deste ano às “coladeiras de São João”, que vão ser homenageadas esta sexta-feira, durante o desfile dos grupos de romaria de São João.

Comentários