Céu limpo com poucas nuvens

Segunda | 1 Junho

28C

30

20

Descubra o País < voltar

Boa Vista: dunas e mar

Praias com dunas de areia branca e um mar cristalino

07/03/2009 | Fonte: © Guia Turístico de Cabo Verde

Vídeos

Foto: Hilda Teófilo

Vídeos

Uma linha de praias com dunas de areia branca com 55 km de extensão e um mar cristalino – cor de turquesa – são motivos mais do que suficientes para visitar a ilha da Boa Vista.

Entre os desportos náuticos mais concorridos, destacam-se o windsurf (na Baía de Sal Rei) e o mergulho nos recifes de corais, abundantes de vida e cor – onde repousam também os destroços de 40 navios abalroados.

Integrada no grupo de ilhas do Barlavento cabo-verdiano, 50 km a Sul do Sal, Boa Vista é a ilha do arquipélago de Cabo Verde que está situada mais perto do Continente africano.

Embora os primeiros navegadores a tenham baptizado de São Cristóvão, o seu nome actual resulta de ser o primeiro pedaço de terra firme que os navegantes do Renascimento avistavam na sua perigosa aventura atlântica.

Com uma superfície de 620 km2, é a terceira maior ilha do arquipélago e, tal como o Sal e Maio, é plana, à excepção de um maciço rochoso situado a oriente, que atinge o píncaro no Pico d’Estância, com 390 metros de altura.

A sua paisagem costeira é de dunas altas flutuantes de areia branca, embelezadas ocasionalmente por oásis de tamareiras e lagoas.

O interior da ilha alterna desertos de areia – semelhantes ao Sahara – com planícies rochosas (a Norte). A orla marítima é envolvida por um anel de recifes de corais e rochas com forte campo magnético – o que contribuiu para o desnorte de muitas embarcações.

O que fazer

Windsurf

Mergulho

Pesca

Vela 


Para visitar

Deserto Viana
    
Odjo d’Mar
    
Baía Derrubado
    
Óasis de Fonte Vicente
    
Ilhéu de Sal-Rei
    
Rabil-Igreja de S. Roque
    
Rabil-Fábrica de cerâmica
    
Farol do Morro Negro
    
Praia do Curralinho
    
Praia Cabo de Santa Maria
    
Praia Cabral
    
Praia Chaves
    
Praia Curral Velho
    
Praia David
    
Praia Ervatão
    
Praia Estoril
    
Praia Fátima
    
Praia Lacação
    
Praia João Barbosa
    
Praia da Cruz
    
Praia do Canto
    
Praia do Ilhéu
    
Santa Mónica (Curralinho)
    
Praia Teodora
    
Varadinha
    
Porto Ferreira
    
Esgata

Como Ir

O Aeroporto Internacional da Boa Vista, inaugurado no final de 2007, garante as ligações com o exterior e com as restantes ilhas do Arquipélago. Também existe ligação diária de ferry com a ilha do Sal, bem como excursões de um dia a partir da mesma ilha; o porto situa-se em Sal Rei. Também pode viajar de iate; o porto de Sal Rei não presta bons serviços de apoio.

Contactos

Morada
Ilha da Boa Vista

Contactos

Comentários