Céu limpo com poucas nuvens

Quarta | 22 Novembro

29C

29

23

Descubra o País < voltar

Giovanni Silva quer levar mais turistas a S. Antão através do seu olhar

Jovem crioulo tem partilhado fotografias e vídeos nas redes sociais.

05/06/2017 | Fonte: www.sapo.cv | CM/ SAPO CV

Foto@cedida Giovanni Silva | Giovanni Silva em S. Antão

Filho de pais cabo-verdianos, mas natural do Gabão, Giovanni Silva de 31 anos, reside atualmente em Lisboa. Formado em Relações Internacionais e a terminar o mestrado em Gestão de Empresas de Turismo, é justamente nesta área que está a apostar na ilha de Santo Antão.


É através de fotografias e vídeos partilhados nas redes sociais que Giovanni Silva tem mostrado ao mundo o seu olhar sobre a ilha de Santo Antão.


Segundo o jovem, “o objetivo é tentar ajudar a desenvolver Cabo Verde de uma forma sustentável”. Por outro lado, Giovanni ambiciona mostrar a outros jovens que “nada acontece sem, pelo menos, tentarmos”.


O jovem conta que o “gosto pela fotografia e vídeo surgiu desde muito cedo” mas que só começou a fazer a edição de vídeo mais tarde. “ Em 2009, comprei a minha primeira máquina e desde aí foi sempre a crescer”.


Em 2012, surgia em Santo Antão, o projeto Vannimar Lounge, no qual o jovem é administrativo e responsável. O objetivo do Vannimar Lounge é “promover e atrair mais turistas para a ilha de Santo Antão”. Giovanni adianta que este projeto é um Hobby.  


Depois de ouvir vezes sem conta: “tens de dar a conhecer e mostrar mais o teu trabalho”, Giovanni começou a publicar mais nas redes sociais.


O projeto Vannimar conta com uma página na rede social Facebook, onde Giovanni vai divulgando o seu trabalho. 

“A arte da fotografia e vídeo é uma boa ferramenta de atrair mais turistas a conhecer aquilo que temos”. Uma área onde Giovanni, com o apoio do pai, tem procurado dar o seu contributo, mais concretamente, na ilha de S. Antão.


“Santo Antão oferece paisagens incríveis e cada foto tem a sua história. Uma foto pode ser tirada no mesmo sítio mas nunca será a mesma foto”, explica.

Já no âmbito do projeto audiovisual “The Magic Island”, que surgiu em 2016, Giovanni já realizou três vídeos sobre a ilha de Santo Antão e este ano planeia fazer um quarto vídeo.

“Costumo ir a Cabo verde todos os anos. A minha próxima viagem será em agosto. Irei tentar organizar uma excursão com um pequeno grupo para descobrir outros recantos da ilha”, adianta e acrescenta que deverá “voltar a Cabo Verde para fazer outro vídeo noutra ilha que ainda não escolheu”.

Comentários