Céu limpo com poucas nuvens

Quinta | 9 Abril

28C

30

20

Descubra o País < voltar

Parque Natural de Cova/Ribeira de Paul/Torre

10/07/2013 | Fonte: Por Áreas Protegidas de Cabo Verde

Fotos: © Hilda Teófilo | Torre

Parque Natural de Cova/Ribeira de Paul/Torre na ilha de Santo Antão
 
O Parque Natural de Cova/Paul/Ribeira da Torre está localizado na vertente setentrional da ilha de Santo Antão, mais precisamente na parte nordeste, entre os meridianos 25º 2´ e 25º 5´ 30´´ Oeste e os paralelos 17º 6´ 20´´ e 17º 8´ 30´´ Norte. A altitude mínima no parque é de aproximadamente 400 metros na zona de Xoxô e a altitude máxima corresponde ao Pico da Cruz com 1585 metros.
 
O parque ocupa uma área de 2092 hectares e está situado na zona de convergência dos três concelhos da ilha de Santo Antão, sendo que 15,1% (316 hectares) pertence ao Concelho de Porto Novo, 42,6% (891 ha) pertence ao Concelho de Paúl e 42,3% (885 ha) pertence ao Concelho de Ribeira Grande. Apresenta uma grande diversidade de espécies vegetais, muitas delas endémicas, e constitui, até agora, um dos centros de maior diversidade de espécies de plantas endémicas em todo o arquipélago de Cabo Verde.
 
A flora do Parque Natural de Cova/Paul/Ribeira da Torre é bastante diversificada e rica. Nesta diversidade de espécies pode-se encontrar o Aeonium gorgoneum (Saião), Artemisia gorgonum (Losna), Campanula jacobaea (Contra-bruxa),Campylanthus glaber ssp. glaber (Alecrim-brabo), Conyza feae (Losna-brabo), Dracaena draco (Dragoeiro),Diplotaxis gorgadensis ssp. brochmannii (Mostarda-brabo), Globularia amygdalifolia (Mato-botão), Sonchus daltonii (Coroa-de-rei),Tornabenea bischoffii (Aipo), etc.
 
Neste parque observa-se um número significativo de aves tais como Falco tinnunculus ssp.neglectus (Passarinho),Neophron percnopterus (Pássaro branco/Abutre) Pterodroma feae (Bior), Columba livia (Pomba) e Tyto alba ssp. detorta(Coruja). Os répteis endémicos de Cabo Verde que estão presentes no parque são a Tarentola caboverdiana ssp. caboverdiana (Osga) e a Chioninia fogoensis ssp. antaoensis (Lagartixa). O Hemidactylus brooki (Osga), uma espécie introduzida, poderá existir igualmente no parque. O morcego que é o único mamífero nativo das ilhas pode ser encontrado no parque. A espécie de morcego apontada para Santo Antão é o Miniopterus schreibersi.

Total da área:2092 ha
Tipo de bioma: terrestre

Contactos

Morada
Ilha de Santo Antão

Contactos

Site: http://www.areasprotegidas.gov.cv/index.php/pt/

Comentários