Céu limpo com poucas nuvens

Segunda | 1 Junho

28C

30

20

Descubra o País < voltar

Santa Luzia: reserva natural desabitada

E refúgio para uma série de aves raras

07/03/2009 | Fonte: © Guia Turístico de Cabo Verde

Fotos: Hilda Teófilo | Pescadores na ilha de Santa Luzia

Santa Luzia, a única ilha de Cabo Verde que não é habitada pelo homem, está declarada, desde 1990, património público e é considerada uma importante reserva natural do arquipélago.

Em Calhau, na costa oriental da Ilha de São Vicente, consegue contratar um pescador que o/a transporta num bote de pesca até Santa Luzia por 5,000$, ida e volta no mesmo dia (máximo 6 pessoas mais carga).

A travessia demora duas horas. Para voltar no dia seguinte, o preço passa a 8,000$ e 10 litros de gasolina.

Devido ao seu clima muito seco e à falta de água constante, a ilha de Santa Luzia nunca foi persistentemente colonizada.

Apesar dos períodos de seca recorrentes terem gorado as inúmeras tentativas de povoamento da ilha, ela foi durante muito tempo utilizada para a criação de gado, sendo a carne, os produtos lácteos derivados e o couro oriundos de Santa Luzia considerados de excelente qualidade.

Durante o séc. XIX, Santa Luzia chegou a ser habitada por uma pequena comunidade de cerca de 20 pessoas que se dedicava à pastorícia, à pesca e à extracção de urzela (líquen de que se obtém uma tinta violeta) em grande quantidade.

Santa Luzia tem apenas 35 km2 de superfície e uma altitude máxima de 395 metros, espraiando-se nos seus 13 km de comprimento por 5 de largura.

A vegetação é muito escassa mas, apesar disso, a ilha possui contrastes topográficos assinaláveis entre a costa Sul, com praias de dunas, e a costa Norte, mais escarpada.

A Sudeste de Santa Luzia – entre esta ilha e São Nicolau – situam-se os ilhéus Raso (7 km2) e Branco (3 km2).

Ambos têm falésias escarpadas que sobem, no primeiro, até um plateau com 170 metros de altura e no segundo, até um planalto coberto de guano branco com 327 metros de altura.

Os dois servem de refúgio para uma série de aves marinhas raríssimas, entre as quais a Calhandra do Ilhéu Raso.

Contactos

Morada
Ilha de Santa Luzia

Contactos

Comentários