Céu limpo com poucas nuvens

Segunda | 1 Junho

28C

30

20

Descubra o País < voltar

Zona de Dragoeiros – Vale Fajã

Símbolo do Parque Natural de Monte Gordo

12/04/2010 | Fonte: Por Câmara Municipal da Ribeira Brava

Foto: © Cristina Morais

A Dracaena draco, mais conhecida por Dragoeiro, é uma planta originária da Macaronésia. O dragoeiro pertence à classe Liliopsida, ordem Asparagales, família das Ruscaceae (Dracaenaceae), sendo nativo dos arquipélagos atlânticos das Canárias, Madeira e Açores, e localmente da costa africana vizinha.

Pode atingir centenas de anos de idade, produzindo árvores de grandes dimensões. Apesar de comuns e muito apreciados como plantas ornamentais, o dragoeiro encontra-se vulnerável no estado selvagem devido à destruição do seu habitat.

Hoje uma das atracções turísticas mais próprias de São Nicolau são os dragoeiros, em número superior à centena, que se eregem como símbolo da ilha.

Símbolo do Parque Natural de Monte Gordo, esta árvore endémica que pode chegar aos 10 m de altura, tem vasta distribuição no Vale Fajã e no Parque, com grande número de indivíduos. São Nicolau apresenta a 2ª maior população desta espécie em todo o arquipélago.

O Dragoeiro quase entrou em extinção devido ao grande uso do “sangue-de-drago” na medicina tradicional para a cura de dores no corpo.




Contactos

Morada
Ilha de São Nicolau

Contactos

Comentários