Céu limpo com poucas nuvens

Domingo | 16 Dezembro

28C

30

20

Descubra o País < voltar

Boa praia, boa zona para relaxar

Experimente a sensação de andar num 4x4 pelo meio de dunas e oásis na ilha Boa Vista

19/03/2009 | Fonte: Por Paulo Guerrinha

Fotos Vídeos

Fotos: Paulo Guerrinha

Fotos

  • Ilha da Boa Vista
  • Ilha da Boa Vista
  • Ilha da Boa Vista
  • Ilha da Boa Vista
  • Ilha da Boa Vista
  • Ilha da Boa Vista
  • Ilha da Boa Vista

Ilha da Boa Vista1 de 7

Vídeos

A Ilha da Boa Vista, em Cabo Verde, é actualmente um dos locais ideais para quem pretende relaxar num ambiente de praia.

Vastas extensões de areia branca, água temperada, e muito sol, fazem desta ilha um pequeno paraíso. Para este sossego, contribui o facto da oferta hoteleira, apesar de boa, ser ainda controlada – uma situação que poderá terminar mais tarde ou mais cedo, à semelhança do que sucedeu já com a Ilha do Sal onde os hotéis tomaram conta da primeira linha de praia. É o preço do desenvolvimento.

Mas se podemos aprender com o passado, a construção na Ilha da Boa Vista deverá ser mais controlada para evitar a destruição das praias virgens e das dunas criadas com areia trazida pelo vento do deserto do Saara. Não fosse esta a ilha do arquipélago a que fica mais próxima do continente africano.

As areias trazidas do grande deserto ficaram retidas na ilha graças aos muros construídos pelos portugueses, para tentar minimizar a invasão de areia nas casas. Esta acção acabou por permitir o desenvolvimento do deserto de Viana.

Quando se chega ao deserto, por meio de dunas, oásis e caminhos de terra batida, dá a ideia de se ter chegado ao Saara. Areia fina e branca a perder de vista transforma a paisagem em dunas pelas quais só apetece rolar para acabar numa das praias virgens.

A melhor forma de chegar até aqui, se não for adepto de longas caminhadas ao sol, é de moto-quatro, que pode facilmente alugar através do hotel. Para evitar a destruição das dunas, é aconselhável fazer a visita integrado numa das excursões organizadas pelos agentes locais. Desta forma, ao mesmo tempo que ajuda a economia da ilha, tem ainda a oportunidade de conhecer um pouco mais o povo local nas conversas com os guias.

Mesmo para quem quer apenas descansar, vale a pena conhecer a ilha durante a estadia. Em duas manhãs (ou tardes) consegue dar uma volta pelos pontos de maior interesse.

A praia do Cabo de Santa Maria, assim conhecida por causa do navio que ali se encontra naufragado desde a década de 60, merece uma visita, apesar de ser um dos locais com mais vento, ideal para a prática de windsurf ou kitesurf.

A praia de Santa Mónica, na ponta oposta a Santa Maria, é forte candidata ao título de uma das praias mais bonitas. Quilómetros de areia branca, água transparente e sem multidões. Poderá percorrer quilómetros sem se cruzar com vivalma.


Video: Fresco Produções

O que visitar

Deserto Viana

Odjo d’Mar

Baía Derrubado

Óasis de Fonte Vicente

Ilhéu de Sal-Rei; Rabil (Igreja de S. Roque e fábrica de cerâmica)

Farol do Morro Negro (ponto mais oriental do arquipélago e mais próximo do Continente africano)

Praia do Curralinho (conhecida por Santa Mónica, a mais famosa praia de Cabo Verde)

PraiaCabo de Santa Maria

Praia Cabral

Praia Chaves

Praia Curral Velho

Praia David

Praia Ervatão

Praia Estoril

Praia Fátima

Praia Lacação

Praia João Barbosa

Praia do Canto

Praia da Cruz

Praia do Ilhéu

Praia Santa Mónica (Curralinho)

Praia Teodora

Praia Varadinha

Praia Porto Ferreira

Praia João Barrosa

Praia Esgata

O que fazer

Windsurf

Mergulho

Pesca

Vela

Contactos

Morada
Ilha da Boa Vista

Contactos

Comentários