Céu limpo com poucas nuvens

Quarta | 22 Novembro

29C

29

23

Descubra o País < voltar

Verão ao rubro em São Vicente

Milhares de pessoas fazem férias animadas no Mindelo

10/08/2010 | Fonte: © PARTNER

Fotos: © PARTNER | Verão ao rubro em São Vicente

A cidade do Mindelo está em festa desde o início do verão. Este foi mais um fim-de-semana ao rubro para as pessoas em férias.

Num só dia tudo aconteceu: na casa Bento Lima ‘curtiu-se’ o Baia Beach Party, no Hotel Porto Grande actuou a cantora Isa Xalino e Cachimbo enquanto do outro lado, da movimentada praça Amílcar Cabral, o Mindel-Hotel apresentou o guitarrista Voginha e banda. No Pont d’Agua as festas à beira da piscina e ainda noites temáticas nas discotecas Syrius, Caravela, Katem, Cave e pub Manuel d’ Novas.

Laginha 24 horas em alta

A praia citadina da Laginha é todavia, nesses dias de calor, o coração do Mindelo. No mar, na areia, na sua marginal ou nos bares circulam milhares de pessoas, dia e noite. No mar os surfistas, as motos d’água e os nadadores.

Em terra, por um lado os adeptos da cultura física e por outro os adeptos dos comes e bebes dos bares que circundam a praia.

O mais concorrido é o bar e discoteca Caravela onde o DJ põe música e anima toda a praia, na qual paralelamente decorrem concursos de construção de estátuas na areia, andebol, vólei de praia e acrobacias.

À noite há música ao vivo seguida, pela madrugada dentro, de muito ritmo na discoteca. Ainda antes do amanhecer aparecem as pessoas para caminhadas e banhos matinais recomeçando mais um dia frenético na cidade “que não dorme muito”.

A data do Festival da Baía das Gatas aproxima-se e diminui a disponibilidade de carros para aluguer, de quartos para hospedagem e até mesmo água corrente mas em sentido contrário aumenta a “folia” típica do Mindelense e dos visitantes de Verão, como sentencia a música popular: “dpôs d’ sabe morrê cá nada” (depois do prazer a morte não é nada).

Turistas, pessoas de outros pontos do país e milhares de sanvicentinos que vivem noutras ilhas e no estrangeiro regressaram para o período de férias, a frase do momento é “saocent jam tchegá”, sobretudo para os muitos emigrantes que passam anos, ou mesmo décadas, à espera desse momento.

A abertura do aeroporto de São Pedro aos voos internacionais tem facilitado os passageiros com os voos directos a partir da Europa e Estados Unidos. Tanto os que regressam como os que os recebem têm o objectivo pré-definido de “passá sabe” (divertir-se à brava) e São Vicente, como é sua tradição, corresponde com um leque alargado de eventos e opções nesta que é a época de ouro da ilha.


"Relax"

As pessoas que preferirem programas alternativos têm a opção de visitar monumentos, museus e galerias onde estão expostas peças de artistas nacionais, arte e peças da história da cidade.

São exemplos o Centro Cultural do Mindelo, onde decorre até domingo a Feira do Livro e ainda a recém inaugurada réplica da Torre de Belém, o centro de artesanato na Praça Nova - actual Museu de Arte Tradicional ou a galeria Zero Point no Alto Mira-mar.

O passeio pela cidade ou pelas belas paisagens costeiras da ilha é outra proposta muito em voga neste verão, em particular a estrada Baia-Calhau e a praia de Salamansa.

“Um vez Soncent era sabe”

A frase imortalizada pela voz do Bana perde sentido neste período pois já desde os meados do mês de Julho que São Vicente está animada. Destaque para a Feira das Empresas, Emprego e Empreendedorismo promovida pela ADEI na FIC.

Durante três dias, para além da exposição de diversas empresas e artesãos, houve desfile de moda colecção a base de material reciclados, espectáculos de dança e de música com destaque para o grupo Baptistinhas e Minduca Maurício.

Nos mesmos dias a Associação ABADÁ realizou um encontro internacional de capoeira, com participantes nomeadamente de Angola, Holanda e Brasil.

Outras informações

O que fazer

Windsurf (Praia de S. Pedro) e outros desportos naúticos
Passeios a pé
Cicloturismo
Golf


O que comprar

Em S. Vicente são produzidos instrumentos de corda (vilões, cavaquinhos, rabecas - violinos), tapeçaria, bijuteria em coral e conchas, objectos de pedra e peças de barro vidrado.

Contactos

Morada
Mindelo - Ilha de São Vicente

Contactos

Comentários