Limpo

Domingo | 22 Outubro

25C

32

25

Notícias < voltar

Câmara consciencializa professores e artesãos para importância da preservação da Cidade Velha

Formação acontece no fim-de-semana.

06/04/2017 | Fonte: www.sapo.cv | SAPO c/ Inforpress

Foto@ Inforpress | Cidade Velha

A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago promove, sábado e domingo, uma formação para consciencializar os professores e artesãos sobre importância da preservação da Cidade Velha enquanto Património Mundial.

A formação acontece no âmbito do projeto “Educação Patrimonial e Empreendedorismo Cultural” e visa capacitar os professores e artesãos que depois vão transmitir às crianças, como preservar o Património Mundial da Humanidade e fazer com que a nova geração tenha a consciência e saiba preservar o sítio histórico.

Em declarações à Inforpress, o presidente da câmara, Manuel de Pina, afirmou que é preciso preservar a Cidade Velha, que “em si, já é uma oportunidade para gerar rendimentos” às famílias que têm sofrido muito com o desemprego, tendo em conta o número de turistas que diariamente visita o local.

“O sítio histórico não está sendo aproveitado pelos residentes, porque os turistas visitam o local e não encontram ofertas que lhe permitem deixar dividendos, por isso, queremos ser inteligentes e, a população, juntamente com as autoridades, criarem formas de fazer com que isso aconteça”, frisou.

Para o autarca, preservando o Património Mundial da Humanidade, as pessoas vão poder “viver à volta” deste, mas aproveitando as suas potencialidades.

A formação, promovida pela Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, conta com a parceria com a Sphaera Mundi – Associação Internacional de Cooperação para o Desenvolvimento/museu do mundo e a Associação Born África handmade for change.

O projeto “Educação Patrimonial e Empreendedorismo Cultural” tem o apoio da Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para Cabo Verde e da Embaixada de Portugal no arquipélago.

Comentários