Muito nublado

Quarta | 26 Setembro

26C

28

25

Notícias < voltar

Câmara de Santa Catarina prepara festival de Tabanca para o mês de agosto

Ideia é reunir todos os grupos desta manifestação cultural do concelho.

07/07/2018 | Fonte: www.sapo.cv | SAPO c/Inforpress

A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Santa Catarina (ilha de Santiago) disse hoje que a edilidade pretende realizar em agosto um festival de Tabanca, onde pretendem reunir todos os grupos desta manifestação cultural do concelho.

“Já lançamos o repto ao Ministério da Cultura e estamos a aguardar a decisão do Instituto do Património Cultura (IPC), porque está sobre a mesa duas datas: Agosto ou Novembro”, informou a vereadora da Cultura, Jassira Monteiro em declarações à Inforpress.

Segundo esta responsável, o evento a ser realizada em parceria com o IPC tem ainda como objectivo “reavivar” esta manifestação cultural de Cabo Verde.

Na ocasião, Jassira Monteiro informou que a autarquia vai reabilitar as capelas de Tabanca, principalmente as de Palha Carga, Charco, Achada Leite e Rubera Riba, sendo que nesta última as obras já arrancaram prevendo a sua entrega em Janeiro, altura da sua festa.

Entretanto, assegurou que as reabilitações vão ser feitas “paulatinamente”, prometendo até final do mandato reabilitar todas as capelas, tendo em conta que constam no plano de actividade da autarquia.

Em Santa Catarina, os grupos abordados pela Inforpress disseram que além da reabilitação das capelas, de momento carecem ainda de indumentárias e instrumentos (cornetas e tambores).

Relativamente aos instrumentos e indumentárias a vereadora informou que o Ministério da Cultura já entregou um cheque de 200 contos para os grupos de Charco e Achada Leite para tal.

Comentários