Céu limpo com poucas nuvens

Terça | 23 Abril

28C

30

20

Notícias < voltar

Casa das Bandeiras será transformada em Fundação

No dia 1 de Maio

26/03/2014 | Fonte: SAPO c/ Inforpress

A Casa das Bandeiras em São Filipe, Fogo, passa a ser a partir de 1 de Maio a Fundação Casa das Bandeiras.

Os responsáveis aproveitam a data da celebração das tradicionais festas da Bandeira de São Filipe a transformação da casa que tem como missão preservar e promover essa tradição.

Henrique Pires, um dos responsáveis da Casa das Bandeiras, disse à Inforpress que os fundadores da instituição já se reuniram e que os estatutos foram alterados e encaminhados para os Serviços de Conservatória dos Registos e Notariado para o registo da Fundação Casa das Bandeiras, que, no dia 01 de Maio, será constituída formalmente, com a eleição dos responsáveis, sendo que a maioria na ilha doo Fogo.

Para Henrique Pires, a fundação terá como “importante vantagem” a possibilidade de angariar fundos e apoios, quer de pessoas singulares, como de organizações internacionais, o que, pela lei, nem a Associação, nem a Casa das Bandeiras poderá fazer.

A Casa das Bandeiras funciona nos antigos edifícios das Alfândegas e das Finanças, em São Filipe, cedidos pelo Governo no ano de 2001 e começou a funcionar em Maio de 2002, após a realização de obras.

O edifício está a receber obras para a substituição do telhado, devido a alguma deficiência que não impedia a entrada de água no período das chuvas, mas Henrique Pires garantiu que a mesma está operacional para as festas da Bandeira de São Filipe, que se inicia dentro de um mês (27 de Abril a 01 de Maio).

Além do telhado, segundo o responsável, o forro interior está igualmente danificado, mas de momento e graças a um patrocinador, será substituído apenas uma parte, ficando as outras para o período posterior às festas da Bandeira.

Comentários