Céu limpo com poucas nuvens

Quarta | 22 Novembro

29C

29

23

Notícias < voltar

Cidade Velha eleita vice-presidente da Organização das Cidades Património Mundial

A eleição aconteceu durante o XIV congresso da organização

02/11/2017 | Fonte: www.sapo.cv | SAPO c/ Inforpress

A Cidade Velha, património da humanidade, foi eleita hoje vice-presidente da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM), num grupo de 17 candidaturas, anunciou hoje o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Manuel de Pina.

A eleição aconteceu durante o XIV congresso da organização que decorre na Coreia do Sul sob o lema “Património e desenvolvimento”.

Num contacto telefónico a partir da Coreia do Sul, Manuel de Pina disse à Radio de Cabo Verde (RCV) que esta eleição representa uma “grande forma de promover a Cidade Velha e uma grande oportunidade para Cabo Verde”.

“A OCPM é uma organização onde estão todas as cidades do mundo que são património mundial. Neste momento, estamos no XIV congresso e a eleição foi muito concorrida. Foram 17 cidades a concorrer e, portanto, a nossa simplicidade foi a estratégia para poder ser eleita porque as outras candidaturas eram muito mais fortes”, disse.

Manuel de Pina conta que a candidatura de Cidade Velha foi a mais votada, mas a delegação cabo-verdiana teve de renunciar a presidência em favor do Quebec, Canada, que é a cidade onde está sedeada a organização.

O autarca salientou que a opção de renúncia foi uma estratégia que poderá trazer vantagens para o país, nomeadamente na questão do reforço das relações bilaterais tanto entre as cidades património mundial como também a nível dos países.

Manuel de Pina realça o facto da escolha de Cidade Velha para cargo de vice-presidente da OCPM recair, pela primeira vez, sobre uma cidade do continente africano.

“A África nunca tinha sido eleita. Apresentamos também esse argumento. A África tem várias cidades património mundial, mas ela não tem participado, daí que a nossa missão é de, também, fazer com que a África participe mais. E esse foi um dos grandes argumentos que usei na minha estratégia de comunicação e pesou muito” disse.

Esta sexta-feira, será escolhida a cidade que irá receber o próximo congresso da OCPM, em 2019, e que terá como tema central “Turismo e património”.

A Organização das Cidades do Patrimônio Mundial (OCPM) é uma organização de carácter internacional voltada para as cidades que possuem sítios do Património Mundial declarados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Foi fundada em 1993 em Fez, uma das cidades imperiais dos Marrocos.

Comentários