Pouco nublado

Sexta | 27 Abril

20C

27

20

Notícias < voltar

Cidade Velha: Ruínas da Sé Catedral vedadas para evitar degradação

IPC justifica medida com necessidade de “estancar as agressões”.

02/04/2018 | Fonte: www.sapo.cv | SAPO c/Inforpress

As ruínas da Sé Catedral, um monumento histórico, situado na Ribeira Grande de Santiago, vão estar a partir de hoje vedadas, uma decisão do Instituto do Património Cultural (IPC) para preservar este património mundial.


Em nota de imprensa, o IPC justifica esta medida com a necessidade de “estancar as agressões” que a Sé tem sido alvo, e promover a sua valorização.


Este trabalho, realizado em parceria com a câmara municipal e a Diocese de Santiago e a Paróquia de Santíssimo Nome de Jesus, dá seguimento ao compromisso assumido pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, aquando da apresentação do projecto de reabilitação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.


De acordo com a nota, a estrutura física da Sé apresenta bom estado de conservação, mas devido à falta de um plano de manutenção e de valorização (uso social), as marcas de degradação do edifício são cada vez mais evidentes, devido a pressão humana.


Com a vedação parcial do espaço, informa o IPC, vão criar soluções para as partes sensíveis do monumento, nomeadamente nas duas portas laterais e na principal, na parte do transepto que fica na fachada noroeste que dá acesso para a rua direita, do bairro São Sebastião (que está completamente destruída) e na parte sudeste (Sé) com o acesso para estrada principal, ou seja, na junção do transepto até a estrutura do corpo central da nave.


Além destas intervenções, que não vão intervir na estrutura no monumento histórico, segundo o IPC, serão desenvolvidas acções de sensibilização, pelo Gabinete de Educação Patrimonial, com o objectivo de consciencializar à população para a importância de preservação deste bem.


Mais do que vedar o edifício, o IPC pretende futuramente, aliado a vários parceiros, dar uso ao monumento com a realização de actividades religiosas, sociais ou culturais, que possam contribuir para a dinamização e inserção na dinâmica sociocultural da cidade.

Comentários