Céu limpo com poucas nuvens

Sexta | 10 Julho

28C

30

20

Notícias < voltar

Deserto de Viana entre as sete maravilhas da Boa Vista

06/11/2013 | Fonte: Inforpress

Deserto de Viana, Rocha de Santo António, Rocha de Estância, Gruta da Buracona, Baia de Sal Rei, Praia de Santa Mónica e Reserva Natural da Tartaruga Marinha são as 7 maravilhas da Boa Vista escolhidas hoje.

Entre os cinco elementos do júri constaram o representante da delegação do Ministério da Educação e Desporto, Manuel Brito, o director do Ambiente, Isaac Benoliel, Marina Pereira, das Áreas Protegidas e o fotógrafo e pintor Tito Ramos.

Na categoria de dunas e corredores dunares, o júri elegeu o Deserto de Viana; na de montanhas, serras e falésias e ravinas a Rocha de Santo António; na de monumento natural de cariz vulcânico a escolha recaiu na Rocha de Estância.

Nas categorias de ilhéus, rochas, rochedos e grutas a escolhida foi a Gruta da Buracona na Praia de Varandinha; e de baías, enseadas, angras e zonas húmidas o júri decidiu pela Baía de Sal Rei, enquanto na classe praias de areia branca ou negra, a Praia de Santa Mónica foi a vencedora.

Na sétima e última categoria referente a paisagens ou áreas de interesse científico – áreas protegidas ou a proteger com ou sem vegetação, áreas de endemismos vegetal ou animal intrínseco a Cabo Verde a votação foi a favor da Reserva Natural da Tartaruga Marinha, que envolve toda a costa desde Ervatão até Curral Velho.

A comissão vai agora enviar o dossiê à Cidade da Praia para que a ilha da Boa Vista participe na gala nacional, prevista para Dezembro em que será realizada a escolha das “7 Maravilhas Naturais de Cabo Verde”.

O projecto “7 Maravilhas Naturais de Cabo Verde” é da autoria da Rede de Parlamentares para o Ambiente, Luta contra a Desertificação e Pobreza (RPALCDP) e visa promover a consciência ambiental e despertar a sociedade para a necessidade de valorizar e preservar o património natural de Cabo Verde.

Comentários