Céu limpo com poucas nuvens

Terça | 16 Julho

28C

30

20

Notícias < voltar

Director-geral do Turismo: Internacionalização da Feira de Turismo é um dos grandes desafios

Feira decorreu no fim-de-semana passado

26/05/2014 | Fonte: Inforpress

A internacionalização da Feira de Turismo de Cabo Verde, Expotur, e a criação de um espaço feiral para o efeito são dois grandes desafios que a Direcção-Geral do Turismo propõe alcançar nos próximos tempos.

A afirmação é do director-geral do Turismo, Emanuel Almeida, ao fazer a avaliação da realização da VI edição da Expotur -2014, que vinha decorrendo desde sexta-feira no complexo Turístico Vila Verde, na cidade de Santa Maria e termina hoje.

Segundo Emanuel Almeida, o balanço é positivo tendo-se registado, "claramente", conforme disse, ganhos também a nível da organização do evento, comparado com as edições anteriores.

Destacou, por outro lado, a realização da Conferência Internacional sobre o Desenvolvimento do Turismo Sustentável e Economias Criativas na África, enquadrada nesta edição da Feira do Turismo 2014.

"A cada ano estamos com mais expositores internacionais, conseguida através de uma articulação muito forte com a Organização Mundial do Turismo que também está engajada na execução do plano estratégico do desenvolvimento do turismo de Cabo Verde 2014/2024", referiu.

Entretanto, admitiu que é preciso trabalhar muito mais para que o país ganhe notoriedade internacional em termos da projecção como destino turístico de excelência.

"O 'feedback' em relação aos negócios tem sido muito bom durante os três dias de feira, pelo que resta-nos incentivar a participação de muito mais empresários cabo-verdianos, e também uma maior participação de empresários estrangeiros", exteriorizou.

Emanuel Almeida conclui deitando um olhar crítico à questão da logística do evento, admitindo a necessidade de da construção de um centro de congresso e convenções na ilha do Sal, o que "valorizará e favorecerá" o turismo no país.

"Estamos a trabalhar para este centro seja uma realidade em Julho de 2015, momento em que Cabo Verde comemora os 40 anos de independência", almejou.

A Expotur - 2014 contou com cerca de 60 expositores nacionais e estrangeiros e está aberta ao público das 18:00 às 22:00 com muita animação cultural, com actuação do grupo de dança "Mon na Roda", Djila e banda, e Sílvia Medina e banda, para aliviar o stress dos que visitam a feira.

Comentários