Céu limpo com poucas nuvens

Quarta | 21 Novembro

27C

29

22

Notícias < voltar

Edilidade confirma “Moreia Festival” para este fim-de-semana em Ribeira da Barca

Evento acontece nos dias 7, 8 e 9 de setembro.

07/09/2018 | Fonte: www.sapo.cv | SAPO c/ Inforpress

A edilidade santa-catarinense confirmou ontem, dia 6, a realização, nos dias 07, 08 e 09 de Setembro, a primeira edição do “Moreira Festival”, que tem como palco a vila de Ribeira da Barca, apesar da previsão para chuva durante todos estes dias.

Em declarações à Inforpress, o vereador em exercício do pelouro da Economia Local e Inovação, Vladmir Brito explicou que segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) são “chuvas fracas”, o que não vai pôr em causa a realização do certame que foi adiado na semana passada por causa da anunciada depressão tropical.

Segundo o autarca o certame vai manter o mesmo figurino inicialmente previsto, ou seja, paralelamente serão realizadas atividades náuticas, com passeio de botes às “principais maravilhas” do concelho de Santa Catarina, perto da localidade de Ribeira da Barca, designadamente Águas Belas, Pilão (Achada Leite) e baía de Angra.

Haverá também venda de artesanato, animação cultural com actuação de grupos de batuco Mito Kaskas (07), grupos de batuco e Titio Belo Freire (08 de Setembro) e grupos de batuco, BSB (09 Setembro), sendo que a animação musical vai estar a cargo de dois jovens locais, o DJ Platiny e MC Neginho.

Tendo em conta que esta vila piscatória é afectada pela apanha de areia, propõe-se realizar um workshop sobre esta problemática e ainda sobre “alimentos seguros”.

Por isso, garantiu que todos os palcos e os cerca de 20 stands de alimentação vão estar montados na manhã desta sexta-feira para o arranque da iniciativa que, além de promover e valorizar a gastronomia local, tem como principal objectivo dar a conhecer as potencialidades de Ribeira da Barca.

Relativamente aos stands de alimentação, em que os “feirantes” vão contribuir com  dois mil escudos, o autarca informou que além de os visitantes degustarem moreia frita, um produto com muita aceitação, terão ainda a oportunidade de degustar outros produtos do mar e da gastronomia local.

Vladmir Brito foi avisando, no entanto, que haverá uma “fiscalização rigorosa”, isto é, não vai ser permitido vendas ambulantes nem bares/restaurantes no redor e dentro do espaço definido para acolher o certame.


Entretanto, fez saber que fora do perímetro definido pela edilidade as pessoas podem fazer as suas vendas.


Na ocasião, o autarca explicou que “Moreia Festival” vai fazer parte de uma das actividades de Verão da Câmara Municipal de Santa Catarina, prevendo a sua continuidade no próximo ano, e com “maior destaque”, tendo em conta que toda a orla marítima de Ribeira da Barca vai estar reabilitada.

Comentários