Céu limpo com poucas nuvens

Segunda | 1 Junho

28C

30

20

Notícias < voltar

Elevado custo com viagens e logística compromete presença de Santo Antão na feira de trekking em França

A feira acontece em Março do próximo ano, em Lion e Paris.

20/12/2019 | Fonte: www.sapo.cv | SAPO c/ Inforpress

O elevado custo que tem representado a participação de Santo Antão na feira especializada em turismo de trekking, em França, pode comprometer a presença desta ilha na edição 2020 do certame, marcada para Março, em Lion e Paris.


Santo Antão marcou presença nas edições 2018 e 2019,  através da agência turística Atlantur, com sede no Porto Novo, mas, para edição 2020, esta ilha pode vir a ficar de fora desta feira turística devido ao “custo elevado” com as viagens e logística, que chega a rondar os 400 contos, segundo os operadores.


A gerente da Atlantur, Sandra Pereira, admite que Santo Antão pode não participar na edição do próximo ano da feira de trekking, em França,  já que, além do “grande esforço financeiro”,  que é suportado pelos próprios expositores, exige ainda “muita disponibilidade” dos operadores.


Santo Antão, que tem no trekking, caminhadas em trilhas em busca do contacto com a natureza, o seu principal produto turístico,   tem aproveitado este evento para divulgar a ilha e os seus produtos turísticos, com destaque para esta modalidade, que trouxe  à ilha, nos últimos três anos, quase 80 mil turistas, na sua maioria franceses.


A França é o principal mercado emissor do turismo em Santo Antão, oferecendo 49 por cento (%) dos turistas que chegam à ilha, seguida da Alemanha (15%) e Bélgica (14%).


Santo Antão, que tem vindo a apostar na diversificação da sua oferta turística, tem marcado presença em outras feiras turísticas internacionais, facto que, no entender dos operadores, tem contribuído para o crescimento do sector, nos últimos anos.


Em 2018, segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), entrou em Santo Antão 31.206 turistas, mais cinco mil visitantes em relação a 2017.


A biodiversidade marinha de Santo Antão, que já está sendo muito explorada, já esteve patente, também, em duas feiras turísticas internacionais na França e Alemanha, através do centro de mergulho Blue Eden Santo Antão, que opera, há já alguns anos, no turismo sub-aquático, nesta ilha.

Comentários