Céu limpo com poucas nuvens

Sexta | 19 Julho

28C

30

20

Notícias < voltar

Ilha do Maio vai acolher a primeira reserva da biosfera de Cabo Verde

Anuncia o Director-geral do Ambiente

12/05/2014 | Fonte: SAPO c/ Inforpress

A primeira reserva da biosfera em Cabo Verde vai ser criada na ilha do Maio para potenciar a conservação da biodiversidade no arquipélago, disse hoje à Inforpress o director-geral do Ambiente, Moisés Borges.

Segundo este responsável ambiental, a criação de reservas da biosfera trata-se de uma emanação da UNESCO que impele os países para a organização desses espaços de conservação natural, na perspectiva de mais uma metodologia de gestão do território.

“Fizemos um estudo diagnóstico para as três ilhas, designadamente, Sal, Boa Vista e Maio, que consideramos ter as melhores condições para avançar com o projecto da biosfera, e decidimos arrancar primeiro nesta última” esclareceu.

Moisés Borges considera que a ilha do Maio aponta as melhores condições naturais de conservação da natureza para a implementação desse projecto, sem descartar no entanto a possibilidade de se criar outras reservas noutras latitudes e potenciar assim a conservação da biodiversidade no sentido de se ter mais um instrumento de atractividade turística no arquipélago.

Biosfera são as condições ambientais em que se processa a vida animal e vegetal na terra. É a camada do globo terrestre habitada pelos seres vivos em estrita combinação com o solo, o ar, a água, a luz, o calor e os alimentos, que fornecem condições necessárias para o desenvolvimento da vida.

Além do mais, a biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza por ser responsável pelo equilíbrio e pela estabilidade dos ecossistemas.

Além disso, a biodiversidade é fonte de imenso potencial económico por ser a base das actividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras, florestais e também a base da indústria da biotecnologia, ou seja, da fabricação de remédios, cosméticos, enzimas industriais, hormônios, sementes agrícolas.

Portanto, a biodiversidade possui, além do seu valor intrínseco, valor ecológico, genético, social, económico, científico, educacional, cultural, recreativo e outros.

A reserva da biosfera faz parte dos ambientes da terra que se relacionam entre si, isto é, são interdependentes mas, a modificação de um deles provoca alteração nos demais e no conjunto.


Comentários