Céu limpo com poucas nuvens

Terça | 12 Dezembro

26C

27

20

Notícias < voltar

IPC: Maio pode vir a receber ainda este ano estudo arqueológico

Segundo o presidente do IPC a ilha carece de uma visão arqueológica diferente.

04/10/2017 | Fonte: www.sapo.cv | SAPO c/ Inforpress

A ilha do Maio pode vir a ser contemplada, ainda este ano, com um estudo arqueológico para investigar uma estação localizada na zona de Santana, que antigamente albergava possivelmente uma localidade e uma capela com o mesmo nome.

Segundo o presidente do Instituto de Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, apôs uma visita pré-liminar ao sítio, foi possível recolher alguns fragmentos cerâmicos num espaço que poderá ser uma estação arqueológica “muito importante” e que os achados estão a ser analisados.

Conforme avançou o presidente do IPC, neste momento está a decorrer um estudo arqueológico, tanto na Cidade Velha como em Alcatraz, na ilha de Santiago, por uma equipa de arqueólogos portugueses.

O responsável adiantou que se vai organizar e preparar uma visita de estudo arqueológico à ilha do Maio, que, na sua opinião, teve um papel “muito importante” no séc. XVI e que carece de uma visão arqueológica diferente.

Jair Fernandes disse ainda que, “a se confirmar estas informações preliminares, esta estação arqueológica está dentro de uma área protegida, o que por si só “pressupõe um outro grau de protecção”.

Num futuro próximo, disse, poderá se pensar na valorização deste espaço arqueológico integrado no que é a reserva natural da ilha”.

Aquele responsável avançou, igualmente, que Tabanka da ilha do Maio vai merecer uma atenção especial no próximo ano.

Jair Fernandes falou ainda na possibilidade de, nos próximos tempos, a ilha vir a contar com uma casa da desta manifestação cultural, que, na sua opinião, poderá contribuir para mais visibilidade a manifestação centenária da ilha.

Comentários