Muito nublado

Quinta | 23 Novembro

28C

29

22

Notícias < voltar

Museu Municipal de São Filipe fechado no Dia Internacional dos Museus

Data assinala-se anualmente a 18 de maio.

18/05/2017 | Fonte: www.sapo.cv | SAPO c/ Inforpress

Foto@ Inforpress | Museu minicipal de São Filipe

O museu municipal de São Filipe, esteve de portas encerradas nas primeiras horas de hoje, Dia internacional dos Museus, que este ano é celebrado sob o lema “Museus e histórias controversas: dizendo o indizível em museus”.

Paredes meias com o museu, a Casa da Memória um espaço cultural de iniciativa privada abriu por volta das 10:00 sem uma programação especial para celebrar a data, segundo Monique Widmer, proprietária da Casa da Memória.

A Casa da Memória é mais frequentada por nacionais não residentes e por turistas interessados em conhecer a história da ilha e de Cabo Verde, e por algumas escolas, no dizer de Monique Widmer, indicando que a mesma tem estado a elaborar convites e a propor visitas temáticas das escolas, mas o retorno é praticamente nulo.

Para a mesma, os professores, sobretudo os da cultura cabo-verdiana, deviam ter mais dinâmica e promover visitas aos espaços culturais existentes na cidade de São Filipe e na ilha, de uma forma geral para reflexão sobre o passado, transmitir um pouco de história do Fogo aos seus alunos.

Mas, acrescentou, só “muito esporadicamente” a Casa da Memória recebe visitas organizadas pelas escolas, sendo a última ocorrido no passado mês de março. O tema de celebração deste ano destaca o papel dos museus que podem se tornar centros de pacificação das relações entre os povos, e com a aceitação de um passado doloroso é o primeiro passo para prever um futuro comum sob o signo da reconciliação, tema que no dizer de Monique Widmer é de “grande importância”.

Com relação ao museu municipal, cujo horário de funcionamento é o da Função Pública, não foi possível saber se dispunha de alguma programação para celebrar o dia internacional dos museus, já que o mesmo esteve fechado nas primeiras horas desta quinta-feira. Além do museu municipal e da Casa da Memória, existem outros espaços culturais como a Casa da Bandeira, mas não promoveram quaisquer atividades para celebrar a data.

Comentários