Céu limpo com poucas nuvens

Segunda | 21 Setembro

28C

30

20

Notícias < voltar

Parque Natural Monte Gordo praticamente sem visitantes após término do estado de emergência

O Parque Natural de Monte Gordo situa-se na parte ocidental de São Nicolau e tem uma superfície de 952 hectares.

14/05/2020 | Fonte: SAPO/Inforfpress

A directora do Parque Natural do Monte Gordo, em São Nicolau, Lindaci Oliveira, informou hoje que o número de visitantes nesse património natural é quase nulo, após o término do estado de emergência devido ao novo coronavírus.


Em declarações à Inforpress, a responsável salientou que devido a conjuntura actual, além da diminuição do número de visitantes, as actividades fundamentais tiveram de ser canceladas, causando impactos directos no funcionamento do parque.


Lindaci Oliveira referiu ainda que as actividades fundamentais de conservação do Parque Natural do Monte Gordo passam directamente pela sensibilização junto da comunidade, desta forma estão impossibilitados de realiza-las.


Relativamente aos impactos directos da situação actual devido à pandemia da covid-19, a directora refere à maior “pressão” para os recursos deste património natural, uma vez que, segundo ela, houve um aumento na procura de lenha pelo que defende um controlo mais intensivo.


A responsável adiantou que de forma geral estão a seguir as recomendações do Ministério da Saúde perante o combate à covid-19, salientando que as visitas ao parque estão abertas, mas centradas nas caminhadas individuais.


O Parque Natural de Monte Gordo, com uma superfície de 952 hectares, situa-se na parte ocidental de São Nicolau, na divisão entre os municípios da Ribeira Brava e do Tarrafal.


Dispondo de uma grande extensão de floresta, o parque foi eleito como uma das Sete Maravilhas de Cabo Verde.

Comentários