Muito nublado

Terça | 17 Julho

26C

29

23

Notícias < voltar

Porto Novo: Imagem do santo padroeiro regressa a casa

A capela da Ribeira das Patas, construída nos anos 60, é conhecida como a “casa de São João”.

25/06/2018 | Fonte: www.sapo.cv | Inforpress

A imagem de São João, trazida, sábado, a Porto Novo, aos ombros dos fiéis, durante a peregrinação regressou, às 05:00, a “casa” em Ribeira das Patas, onde se celebra a última missa eucarística em honra ao santo.

A capela da Ribeira das Patas, construída nos anos 60, é conhecida como a “casa de São João”, ou seja, a igreja onde fica a imagem do santo padroeiro, que só saí de lá, uma vez por ano, a 23 de Junho, para ser levada, aos ombros dos fiéis, à cidade do Porto Novo, para as cerimónias religiosas.

O regresso da imagem à Ribeira das Patas encerra, assim, o programa religioso à volta das festas de São João, que começou a 23 de Junho, com a peregrinação, considerada pela Igreja Católica “uma das partes mais belas” das festividades e atinge o “momento mais alto” a 24 de Junho, com a missa solene.

As autoridades policiais garantem que, até agora, as festas de São João têm decorrido na tranquilidade, facto também realçado pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, convidado de honra das festas, que se diz “impressionado” como civismo das pessoas.

Comentários