Céu limpo com poucas nuvens

Sexta | 22 Novembro

28C

30

20

Notícias < voltar

Porto Novo: Mais dois navios escalam Santo Antão no arranque da temporada de cruzeiros

A ilha já recebeu seis navios de médio e pequeno porte.

04/11/2019 | Fonte: www.sapo.cv | SAPO c/ Inforpress

Mais dois navios de cruzeiros escalaram este domingo, 03, Santo Antão, ilha que, neste arranque da temporada de cruzeiros, que ocorreu em outubro, já recebeu seis navios de médio e pequeno porte, com “milhares de turistas” a bordo.


Santo Antão está assim a afirmar-se no segmento de mercado dos navios de médio e pequeno porte, com o porto do Porto Novo a afigurar-se entre os portos que recebem com “alguma frequência” esse tipo de navios, dinamizando, assim, o turismo na ilha, sobretudo a nível dos transportes.


Segundo a Empresa Nacional da Administração dos Portos (Enapor), pelo menos quatro linhas de cruzeiros – Compagnie du Ponant, Noble Caledonie Variety Cruise e Hapag-Lloyd, já escalam, “com alguma frequência”, praticamente todos portos de Cabo Verde, incluindo o do Porto Novo, em Santo Antão.


Os operadores turísticos santantonenses, apesar das dimensões reduzidas do porto, acreditam que este segmento de turismo será “um mercado importante” em Santo Antão, visão partilhada pelo próprio Governo que admite a possibilidade  de a ilha passar a receber até 20 por cento (%) dos cerca de 200 mil cruzeristas que deverão aportar, anualmente, São Vicente, com a construção do terminal.


A Enapor explica que o porto do Porto Novo, com 245 metros lineares de berço de acostagem, graças às obras de expansão e modernização, realizadas em 2011, passou a ter “todas as condições” para receber navios de cruzeiros de pequeno e médio porte.


Esta  empresa acredita que Cabo Verde, “enquanto destino emergente”, está a ganhar consistência no segmento de mercado dos pequenos navios de cruzeiros, com, “pelo menos quatro linhas de cruzeiros” a escalarem, com alguma frequência, os portos de praticamente todas as ilhas.

Comentários