Muito nublado

Quarta | 26 Setembro

26C

28

25

Notícias < voltar

Porto Novo: Rota de São João vai ser requalificada

Vão ser feitas intervenções nas paragens da peregrinação do santo padroeiro.

03/01/2018 | Fonte: www.sapo.cv | SAPO c/ Inforpress

Foto@ Inforpress | Porto Novo: Rota de São João

 A edilidade porto-novense pretende, até junho, requalificar toda a rota das festas de São João neste concelho, num projeto, estimado em três mil contos, que visa melhorar as principais paragens da peregrinação do santo padroeiro deste concelho.

A peregrinação de São João, que constitui o ponto alto destas festas de romaria, acontece no dia 23 de junho e decorre na estrada que liga Ribeira das Patas e Cidade do Porto Novo, num percurso de mais de 20 quilómetros.

No âmbito do projeto de requalificação da rota de São João, a câmara do Porto Novo vai proceder a obras de requalificação em Ponte Sul (já estão em curso) e na zona de Água Doce, além da reconstrução da “casinha” situada em Casa de Meio, atualmente em ruínas.

Com isso, os responsáveis municipais esperam valorizar, do ponto de vista turístico, a rota de São João, oferecendo outros atrativos aos milhares de peregrinos e turistas.

A requalificação da rota de São João acontece pouco tempo depois da classificação das festas de São João como património imaterial nacional e no ano em que se pretende apresentar a candidatura dessa manifestação cultural a património da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Para 2018, a câmara do Porto Novo pretende investir cerca de 18 mil contos na valorização das festas de romaria neste município, com enfoque nas festas de São João, prometendo elevar ainda mais, este ano, o nível de organização dessa manifestação popular, a maior em Cabo Verde.

Comentários