Limpo

Domingo | 22 Outubro

25C

32

25

Notícias < voltar

Preços do turismo em Macau mantiveram tendência de queda

Tendência do primeiro trimestre de 2017.

13/04/2017 | Fonte: www.sapo.cv | SAPO c/ Lusa

Foto@Lusa

Os visitantes que escolheram Macau como destino entre janeiro e março viram os produtos e bens adquiridos mais baratos do que no mesmo período do ano passado, indicam dados oficiais hoje divulgados.

De acordo com a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), o Índice de Preços Turísticos (IPT) diminuiu 5,45% em termos anuais homólogos, ampliando a tendência de queda face à registada no quarto e último trimestre do ano passado (-4,48%).

Os decréscimos mais significativos foram registados nas secções de transportes e comunicações (21,16%) e alojamento (14,39%), refere a DSEC, que destaca a redução dos preços do alojamento em hotéis e dos bilhetes de avião.

Essas quedas foram atenuadas pela subida, em termos anuais homólogos, nos índices de preços da restauração (4,86%) e atividades culturais (4,59%), associada ao período de festividades do Ano Novo chinês.

A variação do IPT médio dos quatro trimestres terminados no trimestre de referência, em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores, diminuiu 5,11%.

Os decréscimos mais relevantes foram verificados no alojamento (-18,64%) e transportes e comunicações (-15,88%). Em contrapartida, os índices de preços das secções de restauração e bens diversos subiram 3,13% e 2,10%, respetivamente.

O IPT, que reflete a variação de preços dos bens e serviços adquiridos pelos visitantes em Macau, caiu em 2016 pelo segundo ano consecutivo, depois de em 2015 ter registado a primeira diminuição no acumulado de um ano desde que o índice é divulgado.

Macau recebeu, no ano passado, mais de 30 milhões de visitantes.

Comentários