Céu limpo com poucas nuvens

Terça | 23 Abril

28C

30

20

Notícias < voltar

Primeiro festival das vindimas realizado dentro de dois meses no Fogo

Previsto para o segundo fim-de-semana de Julho

13/05/2014 | Fonte: SAPO c/ Inforpress

O primeiro festival das vindimas, que irá coincidir com a época da colheita das uvas e com o dia da Santa Padroeira de Chã das Caldeiras, realiza-se no segundo fim-de-semana de Julho.

O edil de Santa Catarina do Fogo, João Aqueleu Barbosa Amado, disse à Inforpress que a realização do festival, organizado pelo município de Santa Catarina, em colaboração com as autarquias de São Filipe e dos Mosteiros, no quadro do acordo de cooperação existente, e em colaboração com PBS, será ultimado na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal.

Segundo o autarca, a  da realização do festival já foi definida e será no segundo fim-de-semana de Julho, entre 11 e 13, coincidindo com a festa da igreja católica que celebra a Santa Padroeira de Chã das Caldeiras, Rainha de Cabo Verde.

No último fim-de-semana, uma equipa do PBS esteve na ilha do Fogo e, além de reunir se com os presidentes das Câmaras, teve também um encontro com viticultores de Chã das Caldeiras, para uma primeira abordagem sobre a realização do primeiro festival das vindimas.

Anualmente, no segundo domingo de Julho, dia das festividades da Santa Padroeira de Chã das Caldeiras, centenas de pessoas, de vários pontos da ilha, deslocam-se a esta localidade mais turísticas da ilha do Fogo, período em que a população local aproveita para exposição/venda de uvas e de outros produtos derivados (vinhos), numa espécie de festival de vindimas.

A edilidade de Santa Catarina quer agora e de forma oficial promover os produtos locais, através da realização do primeiro festival das vindimas, que doravante fica institucionalizado para realização anual.

Comentários