Céu limpo

Sexta | 24 Novembro

27C

28

23

Notícias < voltar

Requalificação da baía do Tarrafal de Monte Trigo é uma necessidade

Opinião é dos operadores turísticos.

11/01/2017 | Fonte: www.sapo.cv | SAPO c/ Inforpress

Os operadores turísticos no Tarrafal de Monte Trigo, no Porto Novo, Santo Antão, defenderam hoje a necessidade de se avançar com a requalificação da baía dessa zona turística, por forma a se tornar mais atrativa para os visitantes.

João Crisóstomo, porta-voz dos operadores turísticos locais, considera ser "uma necessidade" a requalificação da baia do Tarrafal de Monte Trigo, eleita em 2013 uma das sete maravilhas naturais de Santo Antão, mas que clama por "alguma atenção" por parte da edilidade portonovense e do Governo, avançou.

Os operadores turísticos, segundo João Crisóstomo, propõem, de entre outras intervenções, a remoção das pocilgas na entrada dessa baía, o melhoramento e proteção das casas, bem assim a criação de espaços de lazer e a construção da tão desejada avenida da baía do Tarrafal de Monte Trigo.

Em relação às pocilgas, este operador defende a sua eliminação da baía do Tarrafal de Monte Trigo, mas disse entender que a Câmara Municipal do Porto Novo deve encontrar uma alternativa para as famílias que se dedicam à criação de porcos, como meio de sobrevivência.

"Entendemos que deverá ser indicado um outro sítio para a criação de porcos", esclareceu, alertando para a proliferação dos "chiqueiros" ao longo da orla marítima do Tarrafal de Monte Trigo.

Entretanto, 25 mil contos é o montante que a edilidade portonovense pretende investir na primeira fase dos projetos de requalificação da praia de Armazém, na cidade do Porto Novo, e da orla marítima do Tarrafal de Monte Trigo. Para a realização desses projetos, de "grande impacto" para o ambiente e turismo, a autarquia pretende recorrer a créditos bancários, mas também espera contar com a parceria do Governo.

Comentários