Muito nublado

Sábado | 18 Agosto

26C

29

24

Notícias < voltar

Rua do Calhau na Cidade Velha vai ser transformada em pedonal

Vai ficar uma “pequena via para circulação de viaturas nos dois sentidos”.

29/05/2018 | Fonte: www.sapo.cv | SAPO c/ Inforpress

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago anunciou ontem, dia 28, que a rua do Calhau no centro histórico de Cidade Velha será transformada em pedonal, ficando apenas uma “pequena via para circulação de viaturas nos dois sentidos”.

“Vamos acabar com o estacionamento de viaturas dentro do sítio (histórico) que vai passar a ser feito nas ribeiras”, disse Manuel de Pina em declarações à Inforpress, adiantando que na época da chuva os veículos ficarão na estrada de acesso a S. Sebastião.

O edil ribeiragrandense fez estas revelações hoje à Inforpress à margem da Assembleia Municipal que se reuniu esta segunda-feira para, entre outros assuntos, apreciar o relatório de actividades da câmara municipal e apresentação de projectos previstos para o município.

Segundo Manuel de Pina, a encosta do sítio histórico, bem como a estrada que vai desde do alto de Fortaleza de S. Filipe ao Pelourinho, no centro da Cidade Velha, “vão ser requalificadas no quadro do projecto “Mais Cidade” que está a ser financiado pelo Governo por todo o país e estimado em cerca de onze milhões de contos”.

Diante da denúncia dos eleitos da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição), segundo a qual há privados que estão a invadir as orlas marítimas a ponto de impedir a circulação de pessoas, Manuel de Pina garantiu à Inforpress que vai tomar medidas para que se possa pôr cobro à situação.

“Trata-se de uma prática de indisciplina devido a uma queda de autoridade que vem desde há muito, mas agora estamos a actuar com firmeza e todos aqueles que prevaricarem vão sofrer consequências”, avisou o edil, acrescentando que os transgressores “vão ser notificados” e que tudo que seja obstáculo “será removido”.

Garantiu, por outro lado, que no quadro da intervenção prevista, a estrada de acesso aos hotéis será requalificada, não obstante algumas dificuldades tendo em conta que se trata de uma via circundada por zonas agrícolas.

“Já se está a fazer a electrificação desta via com vista a melhorar as condições em termos de segurança e circulação dos turistas”, precisou.

Instado sobre a problemática da seca no seu município, reconhece que a situação está longe de ser fácil, já que, diz ele, se nota a falta de água em algumas localidades.

Segundo este responsável camarário, a edilidade, em parceria com o Governo, está a trabalhar um “programa com sustentabilidade”.

“Há dias, recebemos cerca de 3.500 pintos, no âmbito do programa banco social que estamos a implementar, para serem afectos às famílias, numa perspectiva de substituição da carne proveniente dos ruminantes”, informou Manuel de Pina que acredita ser um programa que vai garantir “sustentabilidade às famílias da Ribeira Grande de Santiago”.

Perante cenários de secas prolongadas, Manuel de Pina não descarta a hipótese de se socorrer ao processo de dessalinização com vista à obtenção de água para a irrigação, desde que se utilizem as novas tecnologias, nomeadamente a hidroponia e a rega localizada, para poder ser rentável.

Comentários