Muito nublado

Quarta | 26 Setembro

26C

28

25

Notícias < voltar

SA: Amupal inaugura unidade turística no Planalto Leste para promover turismo

Unidade localiza-se em Água das Caldeiras.

03/07/2018 | Fonte: www.sapo.cv | SAPO c/Inforpress

O Planalto Leste de Santo Antão já dispõe de uma unidade turística aberta, segunda-feira, pela associação das mulheres desse planalto, no quadro de um projeto financiado pela cooperação portuguesa, através da organização não-governamental Atelier Mar, sediada no Mindelo.

Segundo a presidente da Amupal, Josefa Sousa, além de alojamento, essa unidade, que se localiza em Água das Caldeiras, presta ainda serviço a nível de refeições aos visitantes, um empreendimento que tem por finalidade desenvolver o turismo no Planalto Leste e contribuir para atenuar o desemprego no seio das mulheres dessa comunidade.

Essa unidade turística, que começou a receber hospedes segunda-feira, é um dos vários projectos que a associação está a desenvolver no Planalto Leste virados para a ocupação das mulheres locais, destacando-se ainda o projecto de transformação de produtos agrícola, que abarca 17 mulheres chefes de família.

Além de doces, a Amupal produz ainda licores, produtos com selo próprio da associação lançados em meados de Junho, durante a feira agro-pecuária de Santo Antão, que se realizou no Porto Novo.

Conforme Josefa Sousa, existe um outro projecto de criação de uma sala de corte e costura, que conta com a parceria da associação “Sharing Love”, Portugal, e da Câmara Municipal do Porto Novo, outra iniciativa que visa empregar as mulheres chefes de família no Planalto Leste, onde o desemprego no seio da camada feminina constitui “uma grande preocupação”.

A Amupal, criada há dez anos e que integra 40 mulheres, na sua maioria chefes de família, tem ainda na forja um projecto de produção de vinho, aproveitamento a produção de uvas no Planalto Leste, actualmente desaproveitada pelos agricultores.

Comentários