Céu limpo com poucas nuvens

Quarta | 22 Novembro

29C

29

23

Notícias < voltar

SA: Navios de cruzeiros trazem movimentação à baia do Porto Novo

Dois navios de cruzeiros atracaram em Santo Antão nos últimos dias

20/10/2017 | Fonte: www.sapo.cv | SAPO c/ Inforpress

Navios de cruzeiros de médio porte, com centenas de turistas a bordo, têm acostado, nesses dias, o porto do Porto Novo, em Santo Antão, trazendo uma outra movimentação à esta baia.

A vinda, nos últimos dias, de dois navios de cruzeiros a Santo Antão aguça ainda mais o interesse dos operadores locais no turismo náutico e cruzeiros, numa ilha que parece estar mais virada para o turismo de natureza e de aventura.

O porto do Porto Novo, com as obras de expansão, realizadas em 2011, pode receber navios cruzeiros de médio porte, mas os autarcas, deputados e santantonenses, de uma forma geral, têm vindo a pressionar o Governo para avançar com a segunda fase do cais, para poder receber navios de cruzeiros de maior porte.

Esta infraestrutura portuária está equipada com uma plataforma flutuante que permite o desembarque dos turistas em caso dos navios de maior porte.

A visita desses paquetes a Santo Antão acontece numa altura em que a ilha está em plena época alta do truísmo, um tipo de turismo mais voltado para caminhada em trilhos e que, em 2016, trouxe à esta região cerca de 20 mil turistas, provenientes sobretudo do Norte da Europa.

É o chamado turismo de “trekking”, que começou a desenvolver-se nos anos 90 em Santo Antão e que tem experimentado, nos últimos anos, “um grande impulso”, segundo os operadores turísticos.

O Governo acredita que Santo Antão deve apostar neste tipo de turismo, segundo o ministro da Economia, José Gonçalves, para quem a ilha está “na linha de frente” em termos de desenvolvimento do turismo rural e da natureza, em Cabo Verde.

Comentários