Céu limpo com poucas nuvens

Quarta | 21 Novembro

27C

29

22

Notícias < voltar

SA: Várias unidades turísticas “nascem” no Planalto Leste com aumento do ecoturismo

Três unidades turísticas estão a ser construídas na localidade

13/09/2018 | Fonte: www.sapo.cv | SAPO c/ Inforpress

A atividade ecoturística que se tem intensificado, nos últimos anos, no Planalto Leste de Santo Antão tem levado ao surgimento de algumas unidades turísticas nessa localidade, situada acima dos mil metros de altitude, na confluência dos três municípios.

Pelo menos, numa iniciativa de privados, três unidades turísticas estão a ser construídos no Planalto Leste, localidade com uma reserva florestal estimada em 1.600 hectares e que tem sido muito procurada pelos turistas, sobretudo durante a época alta do turismo em Santo Antão.

Essas três unidades vão se juntar às duas unidades (restauração e acolhimento) já em funcionamento nesse planalto que, segundo os operadores turísticos locais, tem sido, de facto, alvo, “nos últimos anos”, de “uma intensa atividade turística ligada à natureza”, que tem impulsionado o próprio desenvolvimento de Santo Antão.

Uma das unidades pertence à Amupal (associação das mulheres desse planalto) que contou com o apoio da cooperação portuguesa, através da organização não-governamental Atelier Mar, conforme a presidente dessa associação, José Sousa, explicando que, além de alojamento, essa unidade presta ainda serviço de restauração.

Saliente-se que uma boa parte do parque natural de Cova/Paul/Ribeira da Torre, considerado o maior centro de biodiversidade de plantas endémicas em Cabo Verde, com 36 espécies, se situa no Planalto Leste, muito procurado por turistas desejosos de “desfrutar das belezas naturais” da ilha de Santo Antão.

 

Também, no Planalto Norte do Porto Novo, onde fica o parque natural de Tope de Coroa, o turismo de natureza deve conhecer melhores dias já a partir deste ano com a construção de duas unidades de acolhimento no quadro do projeto Rotas das Aldeias Rurais.

JM/CP

Comentários