Muito nublado

Quarta | 23 Maio

21C

26

20

Notícias < voltar

Santo Antão: Associação do turismo da ilha torna-se realidade ainda este mês

A Associação do Turismo de Santo Antão será efetivada a 28 de maio.

17/05/2018 | Fonte: w

A Associação do Turismo de Santo Antão será efectivada a 28 de Maio, no Paul, durante a assembleia-geral constituinte desta organização, cuja criação tem tido o envolvimento dos operadores turísticos, autarcas e da Câmara do Turismo de Cabo Verde.

O processo de criação da Associação do Turismo de Santo Antão, iniciado em Dezembro, tem sido conduzido por um grupo de empresários e autarcas dos três concelhos, que tem, praticamente, tudo a postos para a efectivação dessa organização, que incidirá a sua acção na defesa dos interesses dos operadores turísticos da ilha.

Esta iniciativa surge numa altura em que a actividade turística tem estado a crescer em Santo Antão, ilha que, em 2017, recebeu mais de 26 mil turistas, perfazendo um acréscimo de 23,8% face ao ano de 2016.

Os operadores acreditam que os investimentos já na fase de implementação, com destaque para a Rota das Aldeias Rurais e Raízes (Redes Locais para o Turismo Sustentável e Inclusivo em Santo Antão), vão contribuir para a diversificação da oferta turística em Santo Antão, pelo que perspectivam “um crescimento significativo” desta actividade, de “enorme” potencial nesta ilha.

Caminhadas em trilhos à procura de natureza, conhecido como trekking, é para já o principal produto turístico da ilha, estando os operadores a apostar em outras componentes desta oferta, como cultura gastronómica, a observação de espécies, escalada e canyoning na montanha.

Os operadores turísticos santantonenses propõem a elaboração da carta de turismo desta ilha, com o objectivo de proteger e gerir, de forma sustentada, os recursos existentes.

A promoção de eventos ligados aos desportos de natureza e aquáticos, a formação profissional no domínio do turismo, a certificação dos produtos como o grogue são outras acções que, segundo os empresários, contribuem para alavancar este sector emergente em Santo Antão.

Comentários