Céu limpo com poucas nuvens

Segunda | 1 Junho

28C

30

20

Notícias < voltar

Santo Antão: Porto Novo ganha museu e centro de arte e ofícios em 2020

Em 2020, a CM do Porto Novo prevê investir cerca de 32 mil contos na cultura.

30/12/2019 | Fonte: www.sapo.cv | SAPO c/ Inforpress

O município do Porto Novo, Santo Antão, vai ganhar, nos primeiros seis meses de 2020, o museu das romarias e o centro de artes e ofícios, dois espaços culturais há vários anos aguardados pelos portonovenses.

No caso do centro de artes e ofícios, o edifício está concluído, faltando apenas alguns equipamentos para a sua inauguração que, segundo a câmara do Porto Novo, deve acontecer já “nos princípios” do ano que vem.

Trata-se de um espaço de experimentação, produção e divulgação do artesanato, uma infra-estrutura que visa criar “melhores condições de trabalho” e “novas oportunidades” aos artesãos locais.

O centro de artes e ofício, cuja construção foi iniciada ainda na gestão camarária anterior, dispõe de uma sala de formação, duas oficinas de produção de artesanato e uma loja de exposição e venda dos produtos.

Em relação ao museu das romarias, cujas obras de construção estão suspensas, pelo menos há cinco anos, o projecto “vai ser retomado no início de 2020″, informou ainda a edilidade, segundo a qual este espaço estará, em Junho, em condições de receber os visitantes.

Assim como o centro de artes e ofícios, o Governo já garantiu o financiamento das obras de conclusão do museu das romarias, projecto que custará entre 11 mil a 12 mil contos.

Além do museu, o Ministério da Cultura e Industrias Criativas vai reabilitar ainda as capelas de São João, em Ribeira das Patas e na cidade do Porto Novo.

A Câmara Municipal do Porto Novo prevê investir, em 2020, cerca de 32 mil contos na cultura neste município, destacando-se, entre outros projectos, a criação de um escola de música e montagem de um laboratório experimental de arte e design.

Comentários