Limpo

Sexta | 22 Junho

23C

27

21

Notícias < voltar

Tabanka de Achada de Santo António arranca atividade em saudação ao Santo Padroeiro

As atividades arrancaram com batucada durante a noite.

03/06/2018 | Fonte: www.sapo.cv | SAPO c/Inforpress

A Tabanka de Achada Santo António (ASA) arranca segunda-feira, 04, a época de festividades do ano saudando o Santo Padroeiro, Santo António.


Assim como todos os anos, explicou à Inforpress um porta-voz da Tabanka da ASA, o início da época vai acontecer com atividades culturais que culminam com a venda do Santo, no dia 13, o dia em que se assinala o Santo Padroeiro, na igreja católica do bairro.


As atividades, como sempre, arrancaram com batucada durante a noite, para juntar os devotos e amigos de Santo António (homens, mulheres e crianças), num cortejo colorido ao som dos ritmos do tambor, corneto e búzio, e culmina no dia 13.


O ponto alto da festividade acontece justamente nesse dia, disse o porta-voz da Tabanka da ASA, é a data em que o “ladrão dos festejos rouba o santo para vendê-lo” a um colega, no bairro da Achada Grande.


Depois do roubo, o santo será recuperado com um grande cortejo no fim do mês de junho e devolvido ao lugar onde nunca deveria sair, que é o santuário da Tabanka, na Achada Santo António.


A Tabanka no bairro da ASA é sempre associada ao mês de Junho, altura em que se celebra Santo António.

Comentários