Limpo

Quinta | 26 Abril

20C

26

20

Viva Cabo Verde < voltar

Cabo Verde

Nha Terra é tão linda

10/07/2013

Foto: © Hilda Teófilo | Cidade da Praia

Cabo Verde é um arquipélago composto por dez ilhas e oito ilhéus dispostos em forma de elipse e que se agrupam em dois conjuntos consoante a posição das ilhas relativamente aos ventos alísios predominantes de Nordeste: o do Barlavento, constituído pelas ilhas da Boa Vista, Sal, Santa Luzia, Santo Antão, São Nicolau e São Vicente; e o do Sotavento, constituído pelas ilhas Brava, Fogo, Maio e Santiago.

As cordilheiras vulcânicas de algumas das ilhas do arquipélago de Cabo Verde, como o Fogo, Santiago, Santo Antão e São Nicolau oferecem-nos paisagens imponentes e sempre inesperadas.

As águas cristalinas e calmas de algumas praias onde se pratica a natação e o mergulho desportivo sobre recifes de corais e destroços de navios contrastam com o mar bravio de outras praias muito concorridas pelos praticantes de desportos aquáticos radicais.

Ficha do País

População: 494.105 habitantes

Área: 4.033 km2

Ilhas: Boa Vista, Sal, Santa Luzia, Santo Antão, São Nicolau e São Vicente; e o do Sotavento, constituído pelas ilhas Brava, Fogo, Maio e Santiago

Estações: Verão todo o ano

Telefone: indicativo do país 238 ; código de acesso internacional 00

Língua oficial: Português

Língua falada: Crioulo

Moeda: escudo (CVE)

Língua

Embora a língua oficial seja o português, a comunicação oral entre os habitantes das várias ilhas faz-se em crioulo.

Numa explicação muito sucinta, o crioulo é um dialecto resultante do cruzamento do português com as línguas das costas da Guiné (ramo mandinga).

Ou, dito de outra maneira, é o português profundamente alterado pelos africanos, tanto na fonética, como na morfologia, semântica e sintaxe.

Conheça algumas palavras do dialecto falado.

 Português Krioulo (Santiago)  Crioulo (São Vicente)
 Obrigada Obrigadu  Brigadu
 Por favor Pur favor D’favor
 Desculpe Disculpam Dsculpam
Quanto custa? E kantu? Ê tonté ?
Como te chamas? Mó ki bu tchoma? Mané ke bo nome?
Pode ajudar-me? Bu pode djuda-m? Bo pode jdame
Muito / Pouco Txeu / Poku Tcheu / Pok
Onde é? Ê na undi? Ondê?

Desporto e lazer

Cabo Verde proporciona inúmeros pontos de interesse relacionados com a natureza. Podemos dividi-los em três categorias: aquáticos, montanhistas e nocturno/gastronómicos. No que diz respeito aos primeiros, os visitantes podem gozar as maravilhosas praias de areia branca e fina onde preguiçosamente se podem estender sob o esplendoroso sol cabo-verdiano, aproveitando para dar um mergulho em águas tépidas e azuis.

Aqueles que pretendem mais agitação têm ao seu dispor inúmeras actividades náuticas, como a pesca, onde se inclui a pesca de alto mar, às grandes espécies; o mergulho, que vai do simples mergulho até à pesca submarina, passando por safaris fotográficos entre as inúmeras espécies piscícolas e a visita aos corais ou mesmo aos navios afundados nas costas de Cabo Verde.

Não precisa de levar equipamento, pois existem muitas empresas que alugam este material. Se quiser iniciar-se nestas actividades pode contratar instrutores que o formam nestas artes.

Pode praticar ou iniciar-se no windsurf, bodyboard, ou surf com as mesmas facilidades e comodidades referidas em relação ao mergulho. Quem prefere o campo, ou alternar o campo com a praia, tem numerosos itinerários ao seu dispor, principalmente em zonas montanhosas e de vales profundos, com ou sem guia.

Pode ainda optar por passear a cavalo ou de bicicleta, ou ainda praticar ténis ou golfe, estas duas modalidades em São Vicente.

Comentários